Automação de Negócios Online, Uma Ida Sem Volta, Você Está Preparado?

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A evolução tecnológica observada nos últimos anos tem resultado no surgimento de diversos conceitos inovadores que facilitam o dia a dia dos empreendedores. Um grande exemplo disso é a automação de negócios no ambiente online, que é uma das grandes tendências atualmente.

Seu poder tem levado os especialistas a estimativas preocupantes para aqueles que não acompanham as novidades. A principal é a de que os negócios que não se adaptarem a essa nova realidade nos próximos 5 anos, poderão deixar de existir na próxima década.

Isso prova que estamos falando aqui de uma ida sem volta. Mas, será que você está preparado para isso? Ou melhor, você sabe exatamente o que é isso e como se posicionar para não ficar para trás no mercado?

Se a resposta for não para qualquer uma das perguntas, é hora de aprender um pouco mais sobre o assunto, e é justamente isso que propomos aqui. Siga a leitura e confira!

O que é automação de negócios?

O primeiro passo para entender do que se trata ao assunto é recorrer à origem da palavra. Nesse caso, estamos falando de algo que vem do latim “automatus”, cujo significado é “mover-se por si.

Dito isso, quando falamos em automação nos negócios, na prática estamos nos referindo a um sistema que permite controle de maneira automatizada.

No caso dos negócios, esse controle pode estar relacionado tanto aos processos do empreendimento, quanto ao marketing e até o relacionamento dos clientes com a sua marca.

De modo geral, isso é possível através de mecanismos que checam o funcionamento de todo o fluxo de atividades que compõem um negócio bem-sucedido.

Na prática significa que o sistema é capaz de verificar o funcionamento desse fluxo, identificar erros e introduzir correções sem que seja necessária interferência humana.

O conceito em si, foi introduzido na indústria há mais de 5 décadas, sendo que foi ao final dos anos 60 que se tornou fenômeno ao redor do mundo. Na ocasião, demonstrou todo seu poder para uma nova fase da revolução industrial.

Com o passar do tempo esse modelo foi ganhando força e se expandindo para outros setores na medida em que a tecnologia evoluiu. Como consequência disso, passou a ser aplicada também aos negócios digitais, onde ficou conhecido como automação de negócios online.

Como a automação se aplica aos negócios digitais?

De maneira simples e direta, falamos da implementação de softwares e mecanismos que permitem automatizar a maior parte das tarefas de um negócio na internet.

Isso vai desde o desenvolvimento de produtos ou serviços, até sua venda propriamente dita, passando pela disponibilização da venda e pelo marketing. Para que isso seja possível, é importante que se construa uma infraestrutura que suporta esse tipo de processo.

O objetivo é que os sistemas consigam ajudar os gestores a melhorar seus produtos com dados concretos, não apenas opiniões. Isso resulta em melhor interação do negócio com os clientes e consequentemente na obtenção de uma vantagem competitiva.

Características e importância da automação nos negócios online

Esclarecida a primeira parte, é importante notar que nem tudo o que é feito de maneira automática pode ser considerado automação de negócios online.

O simples “seguir de volta” do Twitter ou mesmo do Instagram, por exemplo, não necessariamente se encaixa nesse conceito.

Isso porque, segundo especialistas, a automação em sua definição atual, vai além de simplesmente manter tudo no automático.

Ela consiste em entender cada pessoa envolvida direta ou indiretamente no fluxo de desenvolvimento do negócio e agir de modo personalizado com cada uma.

É por essa razão, por exemplo, que hoje existem ferramentas que permitem uma perfeita identificação do estágio que um cliente se encontra no processo de decisão de compras.

De modo geral, elas já permitem a transformação desses dados em um plano de ação para melhoria na conversão, transformando isso em um funil de vendas automatizado.

Entendido isso, portanto, chegou a hora de conhecer quais são os principais benefícios de seguir essa tendência.

Maior Número de Vendas

O aumento no número de vendas é naturalmente um desejo de qualquer empreendedor, e em se tratando do mundo digital isso não é diferente. A boa notícia é que a automação de negócios online pode ajudar na otimização desse aspecto.

Isso porque, sua aplicação em relação ao marketing, por exemplo, permite o aumento considerável no fluxo de visitantes e na interação dos mesmos com as ofertas. Isso permite que novos leads sejam enviados constantemente ao funil de vendas.

Para tanto é fundamental a montagem de um bom plano de ação para desenvolvimento e/ou configuração de uma plataforma de automação eficaz. A ideia é ter uma estrutura organizada que permita uma perfeita análise e ação automática imediata para obtenção dos resultados.

Em um exemplo prático de atuação dessa estrutura podemos citar o caso em que uma pessoa entre em seu site porque deseja um produto, mas não tem dinheiro naquele momento.

O sistema precisa ter métricas para prever isso e alternativa para transformar esse lead em comprador no futuro.

Para tanto é importante desenvolver maneiras de interação com esse lead, de preferência de maneira automatizada e de acordo com o seu perfil. Isso é basicamente a raiz da automação de negócios online.

Redução nos custos e aumento nos lucros

Além do aumento nas vendas, um sistema de automação bem implementado também pode ajudar a reduzir custos. Isso porque reduz a necessidade de interação humana para manutenção do fluxo ativo de trabalho.

Na prática isso significa economia na contratação de colaboradores e até mesmo no que diz respeito ao marketing. Isso porque o próprio sistema pode gerar métricas que permitem uma melhor análise do que pode ser melhorado e automatizado.

Maior fidelização de clientes

Por fim, até mesmo a fidelização de clientes se torna mais eficaz. Isso porque a automação de negócios não termina com a venda de um produto ou serviço.

Na prática, um funil de vendas automatizado deve se focar também no pós-venda, onde a empresa tem a oportunidade de demonstrar seu valor ao cliente.

Nesse caso a estratégia se foca muito mais em oferecer uma experiência positiva no que diz respeito à atendimento, do que em tentar “empurrar” uma nova venda ao comprador.

No fim das contas, a ideia é a de que com a fidelização ele se sinta confortável e inclinado a comprar outros itens da empresa sempre que necessário. É um processo natural.

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