Anatomia de uma Descrição de Produtos a Venda no Mercado Livre!

Tempo de leitura: 6 minutos

A descrição de produtos no Mercado Livre ajuda a atrair a atenção de compradores em potencial. Estimula a compra e a divulgação do produto na internet.

Não existe uma receita única para redigir descrições infalíveis para a venda de produto. Diariamente, os potenciais clientes procuram determinados produtos que necessitam para resolver os seus problemas e atender aos seus desejos.

Tenha em mente que no Mercado Livre há muitos vendedores disputando espaços para vender, em muitas situações, produtos similares.

A descrição de produtos no Mercado Livre

Descrição: Descrição de produtos no Mercado Livre

Como o site do Mercado Livre é uma das principais vitrines digitais de vendas na Internet. É necessário ter atenção às publicações e descrições dos produtos para que recebam mais interesse, visitas e mais possibilidades de vendas.

Por exemplo, quando uma pessoa pesquisa por um “smartphone LG”, ela poderá receber uma extensa lista de vários modelos de celulares fabricados pela LG.

Mas se o vendedor especifica o modelo redigindo no título da descrição do produto “smartphone LG K10” os compradores em potencial acessarão uma lista de ofertas no Mercado Livre oferecendo vários vendedores querendo vender esse modelo de equipamento.

Posteriormente, o vendedor que apresentar mais imagens de produtos com qualidade, descrições completas do produto e condições de pagamento e frete detalhada a sua chance de vender será maior.

De certa forma, o interesse específico começa no título, e o título deve especificar que tipo ou modelo de produto o vendedor está oferecendo.

A descrição do produto, além da apresentação da oferta e das funcionalidades, também deve apresentar as descrições técnicas do produto, garantia (no caso de produto novo) e demais qualificações para o uso.

Anatomia da descrição

A descrição de produtos no Mercado Livre segue padrões que são ensinados pelo próprio portal de vendas da seguinte maneira:

– Inclua: produto + marca + modelo + especificações técnicas e características/ serviços adicionais;

– Não use pontuação ou símbolos;

– Deixe sempre um espaço entre cada palavra e revise os erros de ortografia.  

Porém, o corpo do texto da descrição deve ser resumido, pois os compradores não possuem tempo e paciência para ler, muita gente costuma comprar produtos com pressa.

Decisão de compra

A decisão de compra é influenciada também pela descrição dos produtos. Nos últimos tempos, o brasileiro passou a comprar mais produtos e serviços pela Internet superando o medo e o desconhecimento que boa parte dos consumidores do país demonstravam ter perante as lojas online para imprimir boletos ou utilizar cartões.

Porém, para determinados tipos de compradores comprar um produto pela Internet pode ser ainda uma ameaça de comprar algo e receber outra coisa dentro da encomenda.

A segurança e credibilidade do site Mercado Livre tem intensificado políticas para respeitar os clientes evitando erros ou abusos por parte de falsos vendedores.

Portanto, para o vendedor verdadeiro que possui credibilidade no site por efetuar vendas seguras e vantajosas para os clientes a descrição completa é um dos fatores que também ajudam a gerar confiança no cliente.

Informar o cliente

Depois da imagem do produto, as descrições do produto e o título da oferta são as primeiras informações que o cliente acessa no Google e dentro do site do Mercado Livre.

Essa informação poderá atrair o interesse dos clientes a respeito da realidade do produto e de suas condições de uso. Evite copiar a descrição de outros vendedores, pois isso poderá gerar a noção no cliente que o produto é vendido pela mesma pessoa.

Se o produto tiver o mesmo nome de modelo, aproveite para redigir uma descrição resumida e bem redigida de forma diferente dos vendedores concorrentes, dessa forma você apresentará o seu diferencial.

Quando descrever o produto, se coloque no lugar do cliente e pense nas informações que possíveis clientes procurarão no modelo de produto oferecido.

Se o vendedor está vendendo uma TV de 40 polegadas, escreva no título e na descrição o termo “TV 40 polegadas da marca X com controle remoto digital full HD”.

Posteriormente, no campo da descrição de produtos poderá inserir mais informações do produto e descrições técnicas do equipamento.

Imagem de produtos

Descrição: Descrição de produtos - Imagens

Organize as melhores imagens para os produtos que serão vendidos no Mercado Livre. No caso de produto usado ou novo faça imagens em local apropriado.

As imagens precisam ter qualidade para passar confiança para o cliente. Quando o cliente acessa a oferta a partir do título, ele também procura pelas imagens para identificar melhor o produto.

As fotos precisam ser de qualidades, mesmo sendo caseiras e feitas a partir de um celular.

Ao fazer as fotos se preocupe com o enquadramento, não inclua outros produtos no local do produto fotografado. Evite fazer imagens com o produto perto de vasos de planta, panelas e objetos pessoais.

A imagem precisa ser limpa sem bordas, logos ou textos promocionais de terceiros. Use a melhor iluminação possível, nem muito forte e nem muito fraca, e procure os melhores ângulos para identificar os detalhes do equipamento e demais componentes.

No Mercado Livre é aconselhável usar fotos grandes com no mínimo 800 x 600 pixels.

Palavras-chave

Dentro do texto da descrição inclua palavras-chaves como por exemplo: “este é um dos melhores modelos de celular LG da série K10”, pois muitas pessoas pesquisam no Google pelo melhor modelo da marca X ou da série Y antes de comprar um bom equipamento.

Conclusão

Você quando procura determinado produto, geralmente, começa a pesquisar pelas informações mais elementares e gerais para depois especificar os detalhes.

O caminho de raciocínio de compra de produtos do cliente que ainda não possui informações plenas parte das informações gerais para as particulares.

Mesmo que o vendedor esteja oferecendo diferentes marcas de equipamentos e modelos de utensílios variados, a descrição de produtos é uma das principais chaves para manter o cliente informado e influenciar na sua decisão de vendas.

Além de um bom título e boas imagens, o conteúdo da descrição posiciona o produto, justifica o preço, fortalece o valor da marca e mantém o cliente informado.

Se precisa de ajuda para criar boas descrições para seus produtos no mercado livre, primeiro, sempre fique atento as novidades em nosso blog, depois, não hesite em entrar em contato conosco, teremos o maior prazer em ajudá-lo(a).

Até a próxima!

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