Produção de Conteúdo Útil Para Fidelização do Seu Cliente. Você Cumpre Esta Regra?

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O tema “produção de conteúdo” vem sendo amplamente discutido nos últimos anos entre aqueles que usam a internet como ferramenta de negócio.

Isso significa que até mesmo as grandes marcas estão se rendendo à sua importância e o que pode fazer pelo sucesso de um projeto.

Mas o que seria exatamente isso? E como se aplica na prática essa fidelização de clientes a partir de uma estratégia de conteúdo?

É basicamente sobre isso que falaremos mais detalhadamente neste conteúdo. A seguir mostramos inclusive porque você deveria se preocupar com essa regra se já tem ou pretende montar um negócio online. Confira!

Em que consiste a produção de conteúdo?

No âmbito da internet e dos negócios baseados nela, chamamos de conteúdo útil tudo aquilo que é produzido objetivando oferecer informação a um determinado público.

Essa informação pode ser levada até esse público de diferentes maneiras, mas de modo geral, produz algum valor para quem o recebe.

Dentre os meios de distribuição, podemos destacar opções como blog corporativo, canal no Youtube, páginas nas redes sociais e newsletter (e-mail marketing). Isso para citar os meios mais tradicionais e eficientes que temos hoje à disposição.

A característica de cada conteúdo, bem como a maneira com que ele é compartilhado, naturalmente muda bastante dependendo da plataforma escolhida. Mas você não precisa se preocupar com isso, pois todos os detalhes você vai conferir por aqui.

De antemão, no entanto, podemos destacar que é de fundamental importância que as marcas e empreendedores digitais não subestimem qualquer uma dessas ferramentas.

Isso porque cada uma tem seu papel e pode atingir uma parte específica de seu público-alvo.

Na sequência falamos mais detalhadamente sobre elas, mostrando também como a produção de conteúdo pode trazer bons resultados em cada um dos meios disponíveis.

O blog corporativo e o seu papel

De modo simples e direto, podemos dizer que um blog corporativo é um canal pelo qual um negócio pode falar de maneira informal com seu público.

Na prática, portanto, é por meio desse tipo de ferramenta que é possível oferecer dicas e informações relevantes, tratando seu cliente como alguém com quem você realmente se preocupa.

A produção de conteúdo nesse caso está relacionado à criação de artigos e posts capazes de resolver algumas “dores” do cliente. Essas dores podem ser tanto relacionadas a produtos que o cliente já adquiriu quanto a assuntos relacionados ao mesmo.

Trata-se de algo essencial porque ajuda o cliente a se manter interessado no que o seu negócio pode oferecer além da mera venda de um item.

O canal no Youtube e sua importância

Tão importante quanto o blog, um canal no Youtube ajuda a diversificar a comunicação com o público de um negócio. Além disso, por ser mais dinâmico, o conteúdo em vídeo pode abranger um público ainda maior que o de um site ou blog corporativo.

Isso porque sabemos que nem todos são adeptos ou possuem tempo suficiente para a prática da leitura, certo? Já o consumo de vídeos é uma realidade para a maioria dos brasileiros, o que torna essa fonte de conteúdo útil um tanto quanto interessante.

Nesse caso, o material produzido pode ser tanto os famosos tutoriais para uso dos produtos comercializados quanto dicas para tirar o melhor proveito de uma ideia.

Uma empresa que vende liquidificadores e batedeiras de massa, por exemplo, pode publicar os benefícios e facilidade de uso de seus produtos.

Além disso, porém, também pode criar um quadro onde compartilha boas opções de receitas que podem ser preparadas com os equipamentos, por exemplo.

As páginas em redes sociais e como elas são úteis

Diferente das duas primeiras opções, aqui a produção de conteúdo segue um tom mais direto. A comunicação nas redes sociais precisa ser feita de maneira dinâmica e ao mesmo tempo interessante ao público.

O material compartilhado precisa ser curto e ao mesmo tempo cativante, tudo isso para que alcance o sucesso, que nesse caso significa maior engajamento.

A métrica que ajuda a definir isso é aquela que aponta o número de visualizações, interações e compartilhamentos das publicações.

Um ponto interessante sobre as páginas sociais e como elas são úteis é que esse tipo de publicação mantém o cliente sempre conectado com sua marca.

Mesmo que ele não pare para ver um vídeo ou ler um artigo em seu blog, ele sempre verá sua marca na timeline de suas redes sociais.

Newsletter (e-mail marketing) e seu papel

Por fim temos aqui a newsletter, que nada mais é que uma comunicação feita diretamente no e-mail do cliente ou público que seu negócio pretende alcançar.

Diferente do Spam, a newsletter é entregue para clientes que autorizaram o envio de conteúdo a seu e-mail.

Trata-se de uma excelente ferramenta para comunicar o público sobre a existência de novidade nos outros canais disponíveis, como Youtube, Blog e até redes sociais.

Não obstante, também pode ser utilizada com finalidade publicitária, através do envio de promoções e ações organizadas pelo seu negócio.

Por que a produção de conteúdo útil é importante para a fidelização?

De maneira geral, a produção de conteúdo útil se tornou fundamental porque gera nos clientes e público em geral uma empatia pela marca. O cliente se sente valorizado e por isso muitas vezes até compartilha com terceiros o conhecimento adquirido.

Isso porque ele aprende a tirar maior proveito dos produtos que consome e da parceria que tem com a marca e seus produtos.

Você cumpre essa etapa?

Como você pôde ver, deixar de trabalhar esse tipo de estratégia hoje em dia se tornou um erro. Basicamente, ao não aderir a essa tendência você está na verdade deixando dinheiro sobre a mesa.

De acordo com especialistas, o marketing de conteúdo é seguramente um dos meios mais eficazes de alcançar e fidelizar clientes. Com isso em mente, portanto, considere inserir seu negócio nesse contexto.

Aproveite e conte para nós quais foram seus resultados e como a adoção da produção de conteúdo foi útil para o seu negócio.  Estamos ansiosos para saber como este nosso material tem contribuído com seus projetos e resultados no mundo digital.

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