Aprenda Como Montar Um Funil de Vendas Que Realmente Vende

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O Marketing Digital, que há muitos anos vem fazendo sucesso no exterior, agora está ganhando destaque também no Brasil. Não por acaso, o assunto “funil de vendas” vem sendo um dos mais debatidos nos últimos meses.

Trata-se de um mecanismo do marketing digital que visa gerar um relacionamento com um público para futuramente realizar vendas. O maior desafio nesse cenário, no entanto, é encontrar um modelo de estratégia que realmente funciona.

Em outras palavras, é preciso identificar um conjunto de práticas e ferramentas capazes de produzir resultados maximizados com o mínimo de esforço possível. Uma espécie de automação para conquista de mais cadastros e consequentemente mais vendas.

Mas como encontrar o caminho para isso? É a pergunta que muitos se fazem. A resposta a essa pergunta, você terá nas próximas linhas. Siga conosco e descubra os pilares para a criação de um funil de vendas que realmente vende.

Inbound Marketing = Mais Vendas

Antes de qualquer outra coisa, para produzir um funil que realmente entrega os resultados esperados é importante compreender o conceito de Inbound Marketing.

Bastante difundido recentemente, este modelo de marketing digital trabalha na geração de contatos e relacionamento, para em uma última instância produzir vendas.

Para compreender esse processo, precisamos definir que “lead”, é o termo designado a todos os possíveis clientes que se cadastram em uma determinada lista de vendas.

Esse cadastro geralmente é captado por meio de uma oferta gratuita dentro de um determinado conteúdo ou em uma “landing page”, também chamada de “página de captura”.

O primeiro passo para um funil de vendas matador, portanto, é encontrar o caminho para geração de leads qualificados com recorrência.

Para isso, portanto, precisamos entender completamente as etapas que compõem um funil, o que você confere nos próximos tópicos.

Topo do funil

Essa é a etapa onde a pessoa que faz parte do público-alvo do seu negócio tem o primeiro contato com sua marca. Isso geralmente acontece por meio de um blog corporativo ou uma postagem em rede social.

Nessa fase o conteúdo com maior potencial para impactar esse possível cliente é aquele com teor informativo. O material não tem qualquer intenção de promover uma venda, mas sim, de situar o leitor em relação à existência de um problema que pode ser solucionado.

Imagine que uma empresa de umidificadores queira conquistar novos clientes e usar o marketing digital para isso. No “topo do funil” uma boa estratégia seria focar a atenção em quem está com tosse ou congestão nasal.

O conteúdo ideal para captar a atenção desse público, portanto, poderia ser um blog post do tipo: “5 elementos que causam a tosse e a congestão nasal”. Nesse conteúdo o objetivo seria apresentar a causa desses sintomas.

A ideia é captar a atenção do público e se possível conseguir seu contato. Nesse caso isso poderia ser feito tanto por uma chamada para a ação no meio do texto quanto por meio de uma oferta de um e-book, por exemplo.

Meio do funil

No meio do funil o público-alvo já sabe que existe um problema a ser solucionado e está em busca da solução.

Nessa etapa, portanto, é possível a inclusão de eventuais informações sobre o produto que você tem para solucionar o problema. O foco, contudo, ainda é ajudar o leitor a entender as opções, não necessariamente vender.

Voltando ao exemplo da empresa de umidificadores, por exemplo, esse seria o momento de criar um conteúdo com opções para resolver o problema.

Um blog post seguido de um e-mail com o link para o mesmo para o público-alvo seria de bom tom. O conteúdo poderia ser algo como: “5 soluções práticas para prevenir o ressecamento das narinas”.

Esse material poderia trazer soluções caseiras para melhorar a umidade do ambiente e também a alternativa do umidificador.

Ao falar sobre o produto vendido, é possível até mesmo incluir um link para uma oferta mesmo. Algumas vendas já podem ser realizadas nessa etapa.

Fundo do funil

Por fim chegamos no fundo do funil, que é onde a mágica acontece. Nessa etapa o possível cliente já sabe que tem um problema, sabe o que causa o problema e sabe que existe uma solução.

Nesse momento o público-alvo já está absolutamente tentado a adquirir o produto que resolve esse problema. De novo falando sobre a empresa de umidificadores, esse seria o momento ideal para enviar e-mails de teor promocional.

O material produzido nesse caso deve se focar em oferecer benefícios extras. Isso pode ser tanto desconto por tempo limitado quanto bônus para resolução de algum outro problema agregado.

O objetivo aqui é definitivamente fazer a venda do umidificador. Nesse caso, a elaboração de uma boa carta de vendas é fundamental.

As ferramentas ideais são indispensáveis

Entendido como funciona o funil de vendas dentro de uma estratégia eficiente, é hora de falarmos sobre o ponto fundamental para que tudo saia como o planejado: a ferramenta ideal.

De nada adianta entender como funciona o marketing digital e o funil de vendas, se não tiver à disposição uma plataforma que permite a aplicação prática da estratégia.

Nesse caso, portanto, a plataforma escolhida precisa incluir todo o necessário para execução de cada etapa do funil. Isso inclui ferramenta de e-mail marketing com integração a mídias sociais, auto responder eficiente e principalmente, uso intuitivo para criação das estratégias.

A plataforma que resolve todos os problemas

Considerando tudo o que foi dito, portanto, a nossa sugestão é a plataforma de e-mail marketing Mailing Boss, da Buiderall.

Trata-se de um conjunto de ferramentas que permite a perfeita criação de estratégias otimizadas para funil de vendas e o mais importante: a automação.

Isso significa a otimização de resultados, desde a captura até a qualificação de leads, tudo de maneira automatizada e com o que há de mais eficiente no mercado.

Com a plataforma é possível criar campos personalizados, mapear o perfil dos inscritos, sincronizar listas, criar notificações por e-mail, desenvolver peças de e-mail a partir de templates, e muito mais.

Você pode clicar aqui para conhecer a plataforma, com a certeza de que vai se surpreender com tudo o que a ferramenta pode fazer por seus negócios.

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