Mercado Livre e Seus 60 Milhões de Visitantes Únicos. Está Esperando O Que Para Entrar Neste Mercado?

Tempo de leitura: 6 minutos

A menos que tenha vivido em uma caverna nos últimos anos, você provavelmente já ouviu falar do Mercado Livre, certo?

Pois bem, estamos falando de um dos maiores sites de comércio eletrônico da América Latina e um dos líderes de venda no varejo online no Brasil. Mas o que isso tem a ver comigo? Essa é a pergunta que você pode estar se fazendo nesse momento. E a resposta é: tudo!

Isso porque você simplesmente pode aproveitar o sucesso do site para fazer suas próprias vendas online, ingressando em um mercado que fatura bilhões anualmente. Na sequência mostramos falamos um pouco mais sobre isso.

O que é o Mercado Livre?

Se você ainda não sabe, o Mercado Livre é um site onde praticamente qualquer pessoa, marca ou loja pode comercializar produtos ou serviços. Trata-se de uma espécie de marketplace, que por sua vez pode ser comparado a um shopping center virtual.

De modo geral, esse modelo de negócio é benéfico tanto para o comerciante quanto para o consumidor. No primeiro caso, porque o empreendedor se aproveita de uma estrutura e da visibilidade de um “ponto” que já existe.

Do outro porque o consumidor pode pesquisar o melhor produto pelo melhor preço entre diversos vendedores. Na prática, é um negócio de mão dupla. Agora, voltamos a falar sobre o Mercado Livre propriamente dito.

Com quase 20 anos de mercado (a empresa nasceu em 1999), a plataforma argentina hoje opera em 18 países. Mais do que isso, no último ano ela registrou mais de 40 milhões de visitantes únicos em um mês, de acordo com dados da comScore Inc.

Diante disso, uma das estimativas de especialistas era a de que esse número poderia ultrapassar os 60 milhões em 2018. Isso naturalmente ilustra o tamanho do potencial de negócio que tem à disposição aqueles que decidem comercializar por meio da plataforma.

Entrando nesse mercado

Agora, como aproveitar essa tendência? Essa mais uma pergunta bastante comum. Nesse caso, a resposta é simples.

Basta se cadastrar na plataforma, conhecer um pouco sobre o mecanismo de funcionamento da mesma e seguir as dicas que apresentamos a seguir para melhorar seus resultados.

O primeiro detalhe fundamental é ter em mente que o Mercado Livre é um excelente ponto de partida para aqueles que pretendem trabalhar com vendas online.

Isso porque, como já dissemos, é um dos sites mais acessados do mundo e seu produto pode ganhar visibilidade. Dito isso, vamos às dicas para fazer sucesso na plataforma.

1 – Trabalhe o contexto do produto comercializado

Não adianta tentar vender só um produto. Em qualquer ramo de negócio, seja online ou offline, ganha mais quem oferece a melhor experiência ao consumidor.

No caso do Mercado Livre em particular, essa boa experiência começa pela criação de um contexto para o produto.

Tenha em mente que ninguém está interessado em um produto propriamente dito, mas sim em soluções. Isso significa que no fundo o que todos querem é o benefício que o produto tem a oferecer.

Na hora de vender um relógio, por exemplo, pense que as pessoas estão interessadas no charme, beleza e modernidade que ele oferece.

Ver as horas é algo corriqueiro que pode ser feito com uma rápida olhada na tela do smartphone. A aparência que o relógio traz é que conta. Esse é só um exemplo de como seu marketing pode ser impactado com esse conceito.

2 – Anuncie com fotos de qualidade

Tão importante quanto trabalhar o contexto dos produtos comercializados é apresentar fotos de qualidade para os mesmos. É por meio das imagens que os possíveis compradores têm o primeiro contato com o que é oferecido, e a primeira impressão é a que fica, sempre.

3 – Trabalhe com descrições profissionais e gatilhos de vendas

Depois das imagens, o que mais conta é a descrição, afinal, é ela que apresenta ao público os benefícios proporcionados pelo produto comercializado.

Nesse caso, além de usar gatilhos e técnicas de vendas e marketing, é importante ser detalhista quanto às características do produto em si. Quanto maior a quantidade de detalhes maior será também a segurança para quem pretende fazer a compra.

4 – Ofereça um bom atendimento para melhorar sua reputação no site

Tanto na pré-venda como no pós-venda, dar atenção ao cliente é algo fundamental. Essa é uma regra muito válida em qualquer tipo de negócio, mas no Mercado Livre torna-se ainda mais importante.

O motivo? O Mercado Livre funciona com um sistema de reputação. Isso significa que os comentários e avaliações positivas importam mais que em qualquer outro lugar, inclusive em relação ao atendimento.

De modo geral, antes de fazer uma compra os consumidores mais habituados com a plataforma procura por vendedores qualificados. Essa qualificação é obtida por meio de um bom atendimento e por cumprir com a entrega do que foi anunciado.

5 – Busque cada vez mais conhecimento sobre o mercado

Os homens e mulheres de negócios mais bem-sucedidos são aqueles que dominam com sobras o mercado em que atuam. Isso significa que, se você pretende fazer sucesso no Mercado Livre precisa se tornar um expert no assunto.

Não se prive de buscar informações sobre essa modalidade de negócios e como fazer para se tornar um Mercado Líder dentro da plataforma. Além disso, também não se limite a conhecer apenas a plataforma.

Se preocupe também com a busca de conhecimento relacionado a marketing digital, precificação e relacionamento com fornecedores. Isso além de análise de concorrência e tudo mais que envolve o seu negócio.

6 – Crie ofertas atraentes

Sempre que possível apresente ofertas atraentes ao seu público. Surgiu uma oportunidade de fazer promoção? Não hesite em o fazer. Mas tenha em mente que não é apenas o preço que atrai a atenção dos consumidores, longe disso.

Uma oferta de valor, por exemplo, pode ser um brinde que nenhum outro vendedor está oferecendo. Ou até mesmo uma condição especial, seja de pagamento ou garantia, por exemplo.

7 – Trabalhe sua marca nas redes sociais

Por fim, deixamos aqui uma dica relacionado à divulgação de seu espaço como vendedor no Mercado Livre. Procure criar uma marca para seu negócio e trabalhe-a logo de cara nas redes sociais.

É fato que é possível realizar um grande número de vendas somente com a divulgação do próprio Mercado Livre, mas isso não significa que você deve se acomodar.

Manter uma presença nas redes sociais, principalmente Facebook e Instagram garante aumento no alcance de seus anúncios. Isso naturalmente pode resultar em aumento no número de vendas e consequentemente nos lucros.

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