Mercado Pago – Tudo o que Você precisa Saber

Tempo de leitura: 6 minutos

O mercado livre proporciona um ambiente para vender e comprar produtos de todos os tipos. Para garantir um ambiente mais seguro, a empresa desenvolveu um sistema conhecido como Mercado Pago, conheça tudo sobre isso e aprenda como vender de forma segura.

Como começou?

Em 2014 o mercado livre já possuía grande reconhecimento internacional, porém a segurança dos pagamentos e recebimentos ainda era um obstáculo para o comércio online.

Os compradores tinham medo de pagar por algo e não receber o produto correto, e os vendedores tinham medo de levar um tremendo calote.

Pensando nisso, a empresa de vendas online decidiu criar uma plataforma de pagamento que fosse segura, e além de tudo, garantisse que a transação entre comprador e vendedor fosse realizada sem prejudicar nenhum dos lados.

Hoje esse sistema pode ser encontrado em várias lojas online e até nas maquininhas de cartão, sendo utilizado por vários países da América Latina, sendo que o Brasil é o principal utilizador do serviço.

Como funciona o pagamento do Mercado Pago?

Descrição: Mercado Pago - Pagamentos

A plataforma de pagamento permite realizar diferentes tipos de pagamento, facilitando na hora de fechar a venda, e conseguindo conquistar mais clientes.

Para as transações, são aceitas quase todas as bandeiras de cartão de crédito e para o ambiente virtual, ainda possui a opção de realizar a venda por meio de boleto bancário.

Além disso, o limite de parcelamento é de 24 vezes, podendo ser aplicado juros ou não. Desse modo é possível realizar venda com valores altos, já que o parcelamento permite que as pessoas comprem o produto e paguem aos poucos.

A maquininha de cartão, pode funcionar por meio de um Smartphone, como é o modelo point mini, utilizando o leitor para identificar o cartão do chip.

Já para empresas maiores que não querem depender de um Smartphone, para realizar suas vendas existe a Point I, que já possui um plano de dados incluso na própria máquina.

Porém cada operação possui uma taxa a ser paga, o que garante que a plataforma seja mantida e seja cada vez mais melhorada. Confira abaixo as principais taxas do Mercado Pago.

Taxas para utilização do sistema de pagamento na maquininha

  • Débito à vista: A taxa para esse tipo de transação é de 2,29%, ou seja, para cada 100 reais recebidos por meio do débito à vista você para 2 reais e 29 centavos;
  • Crédito à vista: Para essa transação existem duas taxas, se você quiser esperar 30 dias para receber o saldo irá pagar 3,03%, caso queira o dinheiro na hora paga 4,74%;
  • Crédito parcelado: Neste caso a taxa varia de acordo com a taxa de cada parcela, ou seja, para o saldo em 30 dias a taxa será de 3,60% mais a taxa da parcela, e para saldo instantâneo será de 5,31% mais a taxa da parcela.

Vantagens de usar a plataforma de pagamento

Existem várias opções para receber pagamentos na internet, mas o Mercado Pago se destaca por algumas vantagens, que podem te ajudar muito na hora de se tornar empreendedor.

Rapidez e eficiência

Todo o processamento das transações da plataforma é realizado via online e em tempo real, o que garante uma ótima rapidez e alta eficiência, assim você garante que o cliente não precise esperar horas para realizar sua compra.

Segurança máxima

O sistema desenvolveu uma análise antifraude considerada altamente segura, o que permite que o vendedor fique tranquilo quando feche uma compra, sem se preocupar em ser vítima de um golpe.

Grande número de usuários

Uma das vantagens mais relevantes do sistema, é a presença de cerca de 150 milhões de usuários cadastrados, sendo um público enorme, possibilitando uma maior atração de compradores, além de aumentar o número de suas vendas.

Os clientes procuram por vendedores que possuem as plataformas de pagamento que eles já conhecem e confiam, então apostar na mais famosa e ampla é uma boa ideia.

Condições de pagamento

Outra grande característica do Mercado Pago, é que ele possui várias condições para os clientes comprarem, fazendo com que os compradores se sintam atraídos, já que podem comprar mais e parcelar em até 24 vezes, permitindo um melhor controle do orçamento.

Programa de proteção a vendedores

Quem quer trabalhar na área de vendas, deve se acostumar a lidar com pessoas fraudulentas, sempre procurando brechas para dar um golpe e conseguir um produto sem pagar.

A plataforma possui um sistema que protege os vendedores, sendo que o comprador deve realizar o pagamento, que ficará em uma conta virtual e, após receber o produto, será liberado para o vendedor.

Pagamentos facilitados

As informações do cadastro da plataforma ficam armazenadas em um banco de dados, desse modo, o cliente pode realizar o pagamento de forma muito simples, basta logar em seu usuário.

Quanto tempo demora para receber os pagamentos?

Utilizando o Mercado Pago para realizar transações online, você tem um prazo para receber o pagamento, isso acontece porque o sistema deve garantir que o comprador não foi lesado na venda.

Para negócios realizados por meio do Mercado Livre

Utilizando o Mercado Envios, outro serviço da empresa, você recebe o pagamento 2 dias após o cliente confirmar o recebimento do produto.

Descrição: Mercado Pago - Entrega via Mercado Envios

Se o envio do produto for por sua própria conta, sem utilizar o Mercado Envios, você recebe o dinheiro após 11 dias, mesmo que o comprador não confirme o recebimento, porém se ele confirmar você recebe na hora.

Caso sua experiência no site seja baixa ou o sistema perceba que você pode prejudicar o comprador, o dinheiro será liberado apenas após 28 dias que a compra foi realizada.

Para negócios online

Caso você utilize a plataforma de pagamento para seu negócio online, como um e-commerce ou outra transação online, seu dinheiro será liberado após a aprovação do pagamento.

Os prazos variam entre 14 e 21 dias, isso vai depender do seu histórico de vendas e da reputação e autoridade adquirida na plataforma ao longo dos meses.

Continue acompanhando nossos conteúdos e utilize melhor o Mercado Pago.

O comércio online é uma ótima fonte de renda, mas para receber seus pagamentos com segurança e ajudar seus clientes é essencial conhecer a plataforma de pagamento.

Acesse nossas publicações e aprenda mais sobre os pagamentos online e como se tornar um vendedor de sucesso na internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *