Mercado Livre – O que saber antes de começar a vender

Tempo de leitura: 6 minutos

Muitas pessoas procuram meios para ganhar uma renda extra ou até montar negócios para garantir a independência financeira. E muitos estão conseguindo isso pela internet, principalmente com vendas pelo Mercado Livre.

Mas para ter sucesso nas vendas online é preciso conhecer um pouco mais desse mundo, então eu preparei uma série de conteúdos que estou disponibilizando a partir de hoje para lhe ajudar no que for possível para que você comece com o pé direito ou até mesmo para que você possa maximizar suas vendas se já tiver conhecimento neste mercado ok!

O que é a plataforma?

O Mercado livre é uma plataforma de vendas online de produtos e/ou serviços que se popularizou muito na última década, conseguindo o status de principal plataforma de venda de produtos usados e novos da América Latina, sendo categorizado como marketplace.

Diferente de um e-commerce onde a empresa responsável pelo site comercializa seus próprios produtos, o marketplace se caracteriza como um grande shopping online, onde milhares de empresas se cadastram para usufruir principalmente da mega capacidade que o Mercado Livre possui de gerar tráfego para seu domínio. Ou seja, o ML apenas serve como ponte entre o comprador e o vendedor.

E qual a dificuldade de anunciar um produto?

A plataforma é muito simples de se trabalhar, basta criar uma conta e cadastrar o produto, é muito fácil e intuitivo.

Você deve estar se perguntando, “Se é tão fácil, por que preciso aprender a vender? ”

Bem, anunciar algo no mercado livre é muito fácil, mas vender e ter sucesso é uma outra história, por isso é tão importante você aprender como tornar o seu produto visível, como trabalhar com as técnicas de marketing e como avaliar o seu desempenho.

Como usar o marketing digital?

A primeira grande lição de quem quer iniciar no mundo do comércio virtual é saber como produzir seus conteúdos para atrair o cliente e como aumentar a visibilidade de seus produtos.

O marketing digital é essencial em qualquer trabalho que se realize na internet, com as vendas na plataforma não é diferente. Você possui um espaço para escrever a descrição do produto, use isso de forma inteligente.

Como aumentar a visibilidade?

Para as pessoas comprarem seu produto elas precisam ver o anúncio, e é seu trabalho produzir um conteúdo que facilite isso, que apareça primeiro quando o comprador digitar sua busca.

Primeiro é necessário ter qualidade, o conteúdo escrito e as imagens do produto precisam conter informações relevantes e ser escrito de forma a realizar a propaganda do produto no mercado livre.

Se preocupando com a qualidade de sua publicação, você garante que o possível cliente seja envolvido pelo conteúdo e se convença a realizar a compra. Na hora de escrever a descrição do produto sempre pense primeiro no humano que irá ler, e depois nos algoritmos de busca.

Outra técnica que você deve prestar atenção é no uso das palavras chaves, que são as palavras que os clientes irão pesquisar para chegar ao seu produto.

É importante escolher as palavras chaves com cuidado, e não exagerar em seu uso, pois isso reduz a qualidade de seu texto, devendo ser adicionadas à publicação de modo natural, isso garante um melhor posicionamento nas páginas de busca.

Utilizando gatilhos de venda

As pessoas que vão até a página do seu produto planejam realizar a compra, mas precisam de algumas informações para tomar a decisão e realizar a compra.

Elas precisam se convencer que o produto tem qualidade, que a compra é segura e que o valor é justo. Para isso é possível utilizar alguns gatilhos no seu texto, que vão dar o último empurrãozinho para a compra.

Fique de olho nos resultados

mercado livre possui algumas ferramentas para avaliar o sucesso de venda dos seus produtos, você pode unir isso com as métricas de marketing digital e descobrir o que dá certo e o que dá errado.

Além disso, o feedback dos usuários da plataforma é outra ferramenta muito importante, já que com isso, se você manter um trabalho confiável e de qualidade consegue melhorar sua reputação, o que ajuda em vendas futuras.

Conheça o seu nicho de trabalho

O marketing digital não é a única estratégia para melhorar suas vendas, você também deve conhecer seus clientes e focar os produtos para aquele nicho específico.

Com isso você consegue oferecer os produtos mais relevantes para seus clientes, atraindo cada vez mais pessoas e rendendo lucros. Além disso, vendendo produtos de um mesmo nicho você pode vender vários produtos para o mesmo cliente.

Conhecendo os clientes que acessam o seu mercado livre você consegue entender como eles pensam, o que eles querem e como conversar com eles por meio dos seus conteúdos.

Utilize boas imagens

O comprador quer ter certeza de que está comprando o produto certo, e para você garantir isso pode mostrar o produto com fotos e vídeos.

Procure realizar fotografias com boa qualidade, que demonstre as principais características do produto e mostrar as boas condições dele.

Coloque imagens o suficiente para tirar as dúvidas do cliente, o Mercado Livre atualmente disponibiliza a todos os vendedores a possibilidade de subir até 10 imagens para promover seus produtos. E também um campo onde você pode incluir um link de vídeo para maximizar ainda mais suas vendas.

Seja um bom vendedor

Os clientes na internet são os mesmos compradores do mundo físico, então o tratamento com eles deve ser semelhante, pois se eles se sentirem ofendidos, além de nunca mais comprar com você, vai te dar uma má reputação.

No mercado livre a sua reputação é uma das informações mais importantes eu seu perfil, pois avalia se você é um vendedor confiável ou não.

Tratando os seus compradores com respeito, cordialidade e qualidade, oferecendo sempre bons produtos e atendendo suas dúvidas e pedidos, você garante níveis bons de reputação e feedbacks positivos em seu perfil.

Com isso seus produtos vendem com maior facilidade, aliando com as técnicas de otimização para busca, com qualidade na publicação e trabalhando bem o seu nicho de mercado, as chances de sucesso aumentam consideravelmente.

Aprenda mais sobre o mercado livre e como vender nele dia após dia ok!

As vendas na plataforma podem fazer você conquistar a independência financeira tão sonhada, mas nada vem fácil, você deve estudar e trabalhar duro para descobrir todos os segredos para vender mais e lucrar mais no marketplace.

Acompanhe minhas publicações e saiba como aprender o que for necessário para começar seu próprio negócio de vendas online e se tornar um vendedor de sucesso.

Um forte abraço e muito sucesso para todos nós!

Leonildo Bevilaqua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *