Como Fazer Seu Negócio Crescer Com as 5 Redes Sociais Mais Utilizadas no Brasil

Tempo de leitura: 6 minutos

O uso de redes sociais com finalidade de negócios vem se tornando uma realidade cada vez mais comum no Brasil, e não sem motivo. Esse tipo de veículo, ao longo dos últimos anos se mostrou uma fonte efetiva para geração de resultados e realização de vendas online.

Apesar disso, para aqueles que estão iniciando nesse universo, as dúvidas ainda são constantes. Uma delas, por exemplo, diz respeito a como utilizar as redes sociais mais populares do país para alcançar os resultados desejados.

A resposta não é simples, mas sabendo disso, focamos aqui em pontuar detalhes que ajudam esclarecer essa dúvida em particular. Siga a leitura e entenda como o uso desse tipo de ferramenta pode ser útil na sua jornada rumo ao sucesso.

Quais são as principais redes sociais?

Antes de qualquer outra coisa é importante notar que a popularidade de uma determinada rede social pode variar bastante de um período para outro. Isso porque assim como novos usuários se cadastram, outros deixam os serviços, o que se reflete no balanço periódico que revela o número de usuários.

Falando em 2018, no entanto, podemos dizer que os serviços mais populares são:

  • Facebook;
  • WhatsApp;
  • Youtube;
  • Instagram; e
  • Twitter.

Como essas mídias podem ajudar o negócio crescer?

Os negócios online, bem como os offline, podem ser beneficiados pela popularidade das redes sociais. Isso através do uso das mesmas para valorização das marcas e realização de vendas.

Mas como fazer isso? Existem basicamente duas maneiras: a orgânica e a patrocinada. A grosso modo, a maneira orgânica é aquela que demanda menos investimento financeiro.

Quer dizer que qualquer pessoa que pretende divulgar um produto ou serviço pode começar até gratuitamente.

Vale dizer, no entanto, que nesse caso os resultados surgem no médio/longo prazo.

Já na estratégia patrocinada, é possível obter retorno mais rapidamente, mas para isso é preciso investir dinheiro na compra de publicidade nas redes sociais.

Tudo é uma questão de entender como funciona cada uma para obter o melhor das duas. Em todos os casos, porém, você precisa conhecer bem as características da plataforma em que irá trabalhar.

Entendendo cada rede social e seu potencial para os negócios

Sabendo da importância de conhecer bem cada plataforma, é hora de passarmos à compreensão das características e ferramentas das principais redes sociais no país. Vamos lá.

1. Facebook

Em 2012 o Facebook assumiu a liderança entre as redes sociais mais populares, e desde então segue firme na ponta do ranking. Ao todo, são mais de 2 bi de usuários em todo o mundo, dos quais, 130 milhões são do Brasil.

Atualmente o país é o terceiro com mais usuários na rede social, atrás apenas de Estados Unidos e índia. Graças a essa popularidade, é fundamental que os donos de negócios online entendam como trabalhar com a plataforma.

Os recursos mais interessantes para fazer o negócio crescer através da plataforma, portanto, são:

  • Criação de página para o negócio – as fanpages são ótimas para melhorar posicionamento de marca;
  • Divulgação do conteúdo – criar conteúdo relevante para compartilhar com os fãs é fundamental para manter o público engajado;
  • Avaliações da empresa – também é preciso estimular os fãs para que avaliem a empresa na rede social, isso serve de prova social para melhorar os resultados nos negócios;
  • Criação de eventos – a ferramenta de eventos é útil para quem pretende promover algo em uma data e local específico. Pode ser usada tanto para eventos físicos quanto online, como conferência, live, etc.
  • Ferramenta de anúncios pagos – além do uso de ferramentas orgânicas para melhorar engajamento, fazer o negócio crescer exige investimento em publicidade. Nesse caso, a ferramenta ADS do Facebook é indispensável.

2. WhatsApp

Tendência absoluta no Brasil, o WhatsApp hoje possui mais de 120 milhões de usuários no Brasil, tendo ultrapassado 1,2 bilhões no mundo. Pertencente ao Facebook, a ferramenta é usada para comunicação com amigos e familiares através dos smartphones.

Um dos recursos mais interessantes para crescimento dos negócios é o WhatsApp business, mas não significa que o Whats tradicional não mereça crédito.

Por ele você pode melhorar seus negócios tanto conversando com leads qualificados quanto prestando suporte e até realizando vendas.

Uma possibilidade, por exemplo, é trabalhar a ferramenta em conjunto com outros serviços, como o Facebook ou até ferramentas para captura de leads, por exemplo.

3. YouTube

O Youtube, assim como o Facebook, é extremamente popular no Brasil, tendo mais de 98 milhões de usuários no país. Apesar disso, muitos donos de negócios ainda desconsideram o poder da rede social, o que é um erro.

Dentre os recursos interessantes que podem ser explorados para crescimento de um projeto por meio da plataforma, estão:

  • Compartilhamento de vídeo – pode ser institucional, promocional, informativo ou até divertido, as possibilidades são diversas;
  • Interação com o público – as marcas podem conversar com os usuários por meio dos comentários ou comunidades;
  • Vídeos ao vivo – também é possível fazer apresentações em tempo real através da ferramenta de “live”; e
  • Anúncios patrocinados – assim como o Facebook, a plataforma tem uma função de anúncios pagos, nesse caso, vinculada ao Google Ads.

4. Instagram

Também pertencente ao Facebook, o Instagram também se consolidou em território Brasileiro. São mais de 60 milhões de usuários no país e um dos maiores índices de engajamento das redes sociais.

Dentre os recursos que é possível utilizar para crescer um negócio, estão:

  • Publicação e edição de fotos – utilizar isso com sabedoria é a chave para fazer uma marca decolar na plataforma;
  • Publicação de vídeos – esse recurso tem sido interessante para ações virais e funcionam muito bem;
  • Utilização de hashtags – isso é fundamental para aumentar o alcance das publicações e conseguir mais seguidores;
  • Instagram Stories – um recurso extremamente útil para marcas e negócios que visam ações de marketing estratégico;
  • Instagram para empresas – possibilidade de criar uma página para negócios dentro da plataforma; e
  • Anúncios – sistema de ADS similar ao do Facebook e onde é possível segmentar o público e alcance pagando por isso.

5. Twitter

Por fim temos o Twitter, que é considerada por seus usuários a melhor rede social. É bem verdade que sua popularidade caiu nos últimos anos, mas seu formato de microblogs continua agradando usuários e consequentemente aqueles que a utilizam para crescer seus negócios.

Com mais de 30 milhões de usuários ativos no Brasil e 330 milhões no mundo, suas características mais interessantes aos empreendedores são:

  • Comunicação rápida – a comunicação deve possuir no máximo 280 caracteres;
  • Trending Topics – o algoritmo da rede social mostra os assuntos mais quentes do momento, o que dá a possibilidade de explorar as tendências para o crescimento do número de seguidores;
  • Hashtags – funcionam de modo similar ao que ocorre no Instagram; e
  • Anúncios – a plataforma também permite a publicação de anúncios patrocinados, ou seja, os ADS.

As redes sociais vieram para revolucionar o mundo dos negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *