O que é e como Funciona a Reputação de Vendedor No Mercado Livre

Tempo de leitura: 6 minutos

A reputação de vendedor no Mercado Livre é uma das principais preocupações de quem trabalha com a plataforma de vendas. Pois com uma boa reputação é possível obter as classificações do Mercado Líder, que é essencial para medir a qualidade e reputação de um determinado vendedor.

Se você é novo na plataforma e deseja entender o que é e como funciona a reputação de vendedor no Mercado Livre, a seguir te explicaremos tudo sobre o assunto, e até mesmo qual é a sua importância e o que pode interferir nessa sua reputação na plataforma de vendas.

O que é a reputação de vendedor no Mercado Livre?

Descrição: Reputação de Vendedor No Mercado Livre - Pontuação

Quando falamos em reputação de algo ou alguém, estamos nos referindo ao modo como este por sua vez é visto por outras pessoas. Da mesma forma acontece com o vendedor no Mercado Livre, ele tem uma reputação perante outros vendedores e com isso ele pode se tornar mais confiável ou não.

A reputação pode ser definida como a avaliação e fama de um vendedor dentro do Mercado Livre, ela é o lugar que um vendedor ocupa dentro do ranking de vendedores desse marketplace.

A reputação de vendedor no Mercado Livre é demonstrada por um indicador visual, denominado como termômetro, que aparece em todos os anúncios do vendedor para que o cliente possa ver como ele é visto e avaliado por pessoas que já compraram seus produtos.

Este termômetro varia da cor vermelha para a cor verde, quanto mais verde for este termômetro, melhor o vendedor é visto e avaliado pelos seus clientes.

Já imaginou se não houvesse esse sistema de reputação de vendedor no Mercado Livre? Como as pessoas iriam avaliar se um vendedor realmente era confiável ou não?

Não teria como saber, seria necessário ter que comprar o produto e contar com a sorte. No entanto, com esse sistema de reputação fica muito mais fácil identificar se o vendedor é uma pessoa séria e confiável dentro da plataforma.

Como funciona?

O sistema de reputação de vendedor do Mercado Livre é alimentado pelos compradores da plataforma conforme as transações vão sendo realizadas. O sistema de avaliação é um reflexo da trajetória do vendedor dentro do Marketplace.

Isso permite com que o comportamento do vendedor e a sua reputação possam ser identificados pelo comprador na plataforma, caracterizando-o assim como um vendedor seguro e confiável ou não.

Mas como será que isso funciona na prática? O que deve ser levado em consideração para que a reputação de vendedor no Mercado Livre possa ser calculada?

Bom, como foi dito anteriormente, a reputação de vendedor no Mercado Livre é representada através de um termômetro, mostrado em todos os seus anúncios, que pode aparecer na cor vermelha, alaranjada, amarelada, verde claro e verde escuro. Quanto mais próximo da cor verde, melhor é a reputação do vendedor.

Esse termômetro não recebe intervenção do Mercado Livre, ele apenas é baseado em dados que são obtidos em consequência das atividades de vendedor por parte de compradores.

Os dados analisados são as negociações feitas, vendas efetivadas e o percentual de qualificações positivas.

Para analisar as negociações realizadas o Mercado Livre contabiliza as negociações que são iniciadas pelos compradores, sendo essas negociações concretizadas ou não. Caso um comprador realize a compra de 3 unidades de um determinado produto em uma negociação, esta será contabilizada como uma única venda.

As vendas efetivadas são as qualificadas pelo próprio vendedor como realizadas. Além disso, as vendas efetivadas são as vendas não qualificadas por ambas as partes presentes na negociação (vendedor e comprador).

Ou que não foram qualificadas pelo vendedor, mesmo que ainda esteja dentro do prazo para qualificar. Já o percentual de qualificações positivas é obtido por meio da divisão da soma de todas as avaliações positivas pelo total de avaliações recebidas pelo usuário.

Sendo excluída do cálculo toda negociação que seja classificada como neutra e não foi efetivada.

Qual é a importância?

Descrição: Reputação de Vendedor No Mercado Livre - Reputação

reputação de vendedor no Mercado Livre é extremamente importante para que o comprador possa se sentir mais seguro em realizar as suas transações.

Quando um vendedor não é bem avaliado, as pessoas ficam com mais receio em efetivar a compra dos produtos. Esse medo é muito compreensível, pois a pessoa estará pagando por algo que não poderá ter acesso imediato.

Então, quanto melhor for a reputação de um vendedor dentro do Marketplace, mais vendas ele irá conseguir realizar, e com isso consequentemente o seu faturamento também irá aumentar.

Por isso, é extremamente importante prezar pela qualidade do seu atendimento e fazer de tudo para que o seu cliente tenha uma excelente experiência de compra.

Assim ele poderá comprar mais vezes os seus produtos e outros usuários também se sentirão mais seguros em fazer isso.

O que interfere na reputação de vendedor no Mercado Livre?

– Reclamações

As reclamações claramente são um dos principais fatores que interferem na reputação de vendedor no Mercado Livre. Porém, o que muitos não sabem é o percentual de reclamação levado em consideração.

As vendas com reclamações do comprador não devem ser maiores do que 5%.

– Tempo de postagem

Muitos não sabem que o tempo de postagem também pode interferir na reputação. Quando é utilizado o Mercado Envios, o Mercado Livre faz uma comparação do seu tempo de postagem com o dos vendedores de cada categoria.

Esse tempo de postagem não deve ser maior do que 20%.

– Em caso de venda de veículos as reservas afetam a reputação

Se você trabalha com a venda de veículos na plataforma, cada reserva realizada com sucesso irá afetar a sua reputação de forma positiva. A partir da quinta entrega realizada com sucesso, a sua reputação já será exibida.

Caso o comprador faça o cancelamento da reserva, sua reputação não será afetada. Porém, se o vendedor for o responsável pelo cancelamento o status como Mercado Líder poderá ser atingido.

Descrição: Reputação de Vendedor No Mercado Livre

Portanto…

A partir do texto acima foi possível notar como é importante prezar pela reputação de vendedor no Mercado Livre e assim conseguir se tornar um Mercado Líder de sucesso.

Uma boa reputação é um dos principais fatores que ajudam o vendedor a fazer cada vez mais vendas, e como sabemos, quanto mais vendas são realizadas maior é a entrada de dinheiro em sua conta.

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