Vendas no Mercado Livre – 7 Dicas Para Maximizar seus Lucros!

Tempo de leitura: 6 minutos

O Mercado Livre é um dos melhores sites de venda e compra de produtos realizadas por pessoas físicas na Internet e suas ferramentas podem ser utilizadas por empresas também. As vendas no Mercado Livre podem crescer conforme a dedicação dos vendedores e sabedoria ao utilizar as melhores estratégias de atendimento.

1 – Responda seus clientes com rapidez

Sabemos que quando um cliente faz uma pergunta é porque ele  está interessado no produto e propenso a comprar.

Quando vendedor recebe uma pergunta dentro do site do Mercado Livre, por mais inocente que pareça, é importante que o vendedor seja rápido e responda o cliente, a velocidade de resposta ajuda a manter o comprador a ficar mais interessado em efetivar a compra final.

Portanto, ao vender algo no Mercado Livre, é necessário oferecer um atendimento de qualidade e nunca prometer mais do que pode cumprir.

Depois de realizada a compra, o vendedor pode entrar em contato para agradecer a compra e se colocar à disposição.

Sabemos que atender o cliente da melhor forma possível ajuda o vendedor a ser bem visto no site e a vender mais.

2 – Utilize as perguntas dos clientes para responder sobre os benefícios que seu produto pode proporcionar.

Descrição: Vendas no Mercado Livre - Respostas aos Clientes

As dúvidas e perguntas diretas dos compradores podem inspirar a criação de uma nova lista de dúvidas e orientações. É importante que o vendedor evite focar somente nas descrições dos produtos.

Além de descrever o funcionamento dos mesmos, o cliente busca comprar o produto pela solução que ele oferece para um problema ou situação.

O vendedor deve buscar criar experiências positivas para o consumidor. Atualmente, os compradores estão cada vez mais exigentes e informados.

Essas características de compradores os tornam mais seletivos, portanto a interação com os compradores deve ser positiva. Lembre-se que clientes satisfeitos com o atendimento e funcionalidade dos produtos gera fidelidade.

3 –  Uma imagem vale mais do que mil palavras…

Além de uma descrição bem feita e atendimento eficaz, qualitativo e rápido, o cliente busca analisar as imagens dos produtos. Portanto, para melhorar suas vendas no Mercado Livre evite imagens de baixa qualidade ou mal realizadas.

Caso o produto seja fotografado em casa ou no local de trabalho, busque os melhores ângulos e iluminação que valorize o produtos e sua qualidade visual.

Evite utilizar filtros que alteram a cor da imagem, podendo alterar a cor do produto. Afinal, ninguém vai comprar uma bolsa amarela que aparece na cor vermelha na foto.

Os detalhes descritos na descrição de produto devem ser correspondentes na imagem. A imagem é um dos primeiros atributos de venda que chama atenção do comprador ajudando a aumentar as vendas no Mercado Livre.

4 – Seja sempre o mais cordial possível. Mesmo se o cliente estiver insatisfeito com alguma situação.

Quando responder o cliente, use palavras simples e diretas, evite palavras chulas ou palavrões. Não seja formal demais e nem informal demais.

Evite termo como “meu brother”, “gatinha” ou “tá ligado?”. As gírias e o excesso de informalidade devem ser evitados. Porém, o tratamento deve ser respeitoso e cordial.

O cliente, mesmo num momento de dúvidas precisa se sentir abraçado. Principalmente se o vendedor oferece produtos e serviços de qualidade.

O vendedor precisa estar à disposição para esclarecer dúvidas ou resolver problemas dos clientes.Depois de realizada a venda mantenha o cliente informado e continue tirando as suas dúvidas em caso de atraso na entrega ou erro de pedidos, por exemplo.

5 – Escreva descrições que expliquem o máximo de informações sobre seus produtos. Desta forma, você não terá que ficar respondendo sobre dúvidas freqüentes.

Para obter mais vendas no Mercado Livre se dedique a redigir descrições de produtos que apresentem as características dos produtos, as soluções que o comprador busca encontrar e o diferencial do mesmo no mercado.

O cliente depois de identificar as imagens do produto, ele procura ler a descrição do seu produto. A quantidade de detalhes ajuda a dar mais segurança para a decisão de compra do cliente.

Por exemplo, muitas pessoas vendem bolsas de couro no Mercado Livre, mas você pode detalhar mais como, por exemplo: “Bolsa de couro sintético na cor azul, com revestimento interno em tecido liso preto, quatro compartimentos externos com zíper, dois compartimentos internos com zíper e porta moedas incluso; alças costuradas.

6 –  Sempre faça analise das dúvidas que os clientes mandam nas mensagens. E vá no decorrer do tempo incorporando as respostas na descrição de seus produtos.

Caso os seu produto apresente ou gere muitas dúvidas nos clientes, é importante questionário sobre o produto ou atendimento para cliente. Além do questionário, as perguntas relatadas pelos compradores podem inspirar a atualização das respostas da descrição do produto.

O vendedor pode adicionar uma lista de perguntas e respostas comuns para acelerar o processo e esclarecimento de dúvidas para novos compradores.

Considerando as perguntas do cliente e as novas respostas dadas por você como uma fonte de informações atualizadas, isso ajudará a alavancar oportunidades de vendas no Mercado Livre.

7 –  Procure criar primeiro um relacionamento com seu cliente. Lembre-se um bom vendedor vende sem que necessariamente demonstre que está vendendo.

Descrição: Vendas no Mercado Livre - relacionamento com os clientes

Segundo Jeffrey Gitomer, as pessoas preferem fazer negócios com amigos. E em condições de igualdade elas ainda vão preferir fazer negócios com amigos.

É importante conquistar a confiança do cliente passando o máximo possível de informações sobre o produto e marca pesquisada. Aproveite as dúvidas dos clientes para conhecê-los mais profundamente.

Analise se quem compra uma bolsa de couro poderia também aproveitar e comprar um sapato no site. Além de atender necessidade, o vendedor no Mercado Livre poderá atender desejos de consumo. Por exemplo, quem precisa comprar uma bolsa poderá desejar comprar um sapato.

Analisar o comportamento e a esfera de desejos do cliente é possível a partir do diálogo no processo de atendimento.  

Vendas no Mercado Livre – Conclusão

Conquistar um cliente não é fácil, o caminho começa oferecendo informações. Quando um cliente aborda o seu produto você tem a oportunidade de apresentar informações que de fato incentivarão a escolha e a compra de produtos.

Caso tenha alguma dúvida de como iniciar suas vendas no mercado livre, fique atento as novidades em nosso blog ou caso prefira, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em ajudar a otimizar os seus lucros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *