Conheça o WooCommerce, o Plugin Para Criação de Lojas Virtuais Indispensável Para o Crescimento do Seu Negócio

Tempo de leitura: 6 minutos

A criação de uma loja virtual é um processo que gera muita dor de cabeça em quem está dando os primeiros passos no mundo dos negócios online, certo? A boa notícia, porém, é que o WooCommerce pode ser o aliado que você precisa para lançar e fazer crescer o seu e-commerce.

Isso porque é uma ferramenta completa para a criação de um comércio eletrônico, possuindo uma série de recursos fundamentais para gerenciamento e expansão de seu projeto. Na sequência apresentamos tudo o que você precisa saber sobre ele.

O que é o WooCommerce?

A primeira grande notícia em relação a essa ferramenta é que ela funciona em conjunto com o WordPress. Não sabe o que isso significa? Nós explicamos.

O WordPress é uma plataforma open source, ou seja gratuita, e mais que isso, é a maior ferramenta para publicação e gerenciamento de conteúdo online.

Basicamente é uma plataforma pronta por meio da qual você pode construir praticamente qualquer projeto de site ou blog na internet. O “esqueleto” do seu projeto já vem pronto e o que você precisa fazer é customizar de acordo com sua necessidade.

Dito isso, o WooCommerce é um plugin que pode ser instalado diretamente na plataforma do WordPress. Isso significa que com uma mesma ferramenta você pode ter sua loja virtual e também o seu blog corporativo, que vai lhe auxiliar no marketing e engajamento da marca.

Quer saber o que é melhor? Na maioria dos casos você não precisa sequer saber programação. Basta instalar as ferramentas, configurar, redirecionar domínios, fazer os testes e começar a utilizar a plataforma.

Obviamente, o mais recomendável é terceirizar todo esse trabalho para que você possa se preocupar com a administração do seu negócio em si. Todavia, isso ilustra o quão simples é lidar com a ferramenta.

A origem do WooCommerce

Embora já seja encarada uma ferramenta completa para criação de lojas virtuais, o WooCommerce é uma solução consideravelmente nova. O projeto teve início em setembro de 2011 pelas mãos de Mike Jolley em parceria com James Koster.

A ferramenta só foi se juntar ao WordPress quatro anos mais tarde, em 2015, quando foi adquirida pela WordPress. De lá pra cá, são mais de 600 mil lojas virtuais criadas com a solução, o que equivale a 28% do comércio eletrônico ao redor do mundo.

Outro dado interessante em relação à plataforma, é que ela já soma mais de 35 milhões de downloads em sua primeira versão. Não por acaso, já ocupou o top 5 no ranking dos plugins mais baixados para a plataforma Wordpress.

O que chama a atenção nessa ferramenta?

Todo esse sucesso do WooCommerce não veio sem motivo. Além da vantajosa integração com o WordPress, um dos destaques, por exemplo, é a sua interface. Intuitiva, ela facilita o uso até mesmo para os iniciantes no mundo da internet.

Outro ponto que chama a atenção é a robustez que a solução apresenta em suas versões mais recentes. Graças ao leque de possibilidades que oferece ela permite a criação de praticamente qualquer tipo de loja virtual, e o mais interessante o faz sem sobrecarregar a hospedagem.

Na prática, portanto, trata-se de uma ferramenta leve e que permite o completo gerenciamento das vendas online.

Principais recursos disponíveis no WooCommerce

Esclarecida a primeira parte, chegamos aqui à explicação detalhada dos principais recursos disponíveis na plataforma. A lista que apresentamos a seguir ajuda a reforçar o porquê da plataforma ser tão querida e importante nos negócios online.

Opção para venda de todo tipo de produto

Diferente de outras plataformas até conhecidas no mercado, o WooCommerce hoje já permite a venda de todos os tipos de produtos praticamente.

Isso inclui, por exemplo, o comércio de produtos digitais, como e-Books e cursos online, além é claro, dos produtos físicos.

Não obstante, também possui característica que permite a venda até mesmo de serviços, como consultoria, criação de artes e atendimento com hora marcada.

Diversas possibilidades para formas de pagamento

Outro ponto que se destaca na plataforma é o fato de permitir integração com diferentes gateways de pagamento. Por padrão ela traz a integração nativa com o PayPal, todavia, você pode acrescentar o Pagseguro, Moip e até Cielo por meio de plugins.

Sistema de Entrega/Frete integrado

Outro ponto positivo do WooCommerce é que ele traz a possibilidade de usar plugins simples para gerenciamento de entregas. Um desses plugins, por exemplo, é o dos Correios, que é o principal meio de transporte de mercadorias hoje no país.

A ferramenta pode ser configurada para o cálculo do valor do frete, estimativa de entrega e muito mais.

Opção de Catálogo de Produto

Outro detalhe importante para quem usa a ferramenta é a possibilidade de gerenciar os estoques por meio de uma interface simplificada. Por ela é possível limitar as vendas baseando-se no número de produtos que estão em estoque e muito mais.

Isso permite inclusive, a personalização de uma mensagem que é apresentada ao comprador no caso de não haver disponibilidade de determinado produto no estoque.

Relatórios

O próprio painel do WooCommerce também apresenta ao lojista uma série de informações pertinentes, incluindo a quantidade de produtos vendidos. Isso sem contar a lista dos que ainda estão aguardando pagamento e as compras que foram canceladas.

Além disso, o sistema apresenta o saldo de vendas por período, podendo ser dividido por ano, semestre ou mês. Os relatórios são precisos e levam em consideração a movimentação realizada na loja.

Ferramentas de Marketing

Outro destaque da ferramenta é a possibilidade de usar algumas ferramentas para o marketing da loja. Uma dessas possibilidades, por exemplo, é a oferta de cupons e produtos com preços especiais.

Isso sem contar que é possível oferecer frete grátis para algumas regiões definidas pelo próprio lojista no sistema.

Outros recursos interessantes

Além de tudo o que foi dito, o WooCommerce se destaca ainda por características tais como:

  • Integração simples com as mídias sociais;
  • Controle para check-out;
  • Sistema de Geolocalização;
  • Mapeamento do comportamento de compra;
  • Carregamento de página de maneira leve; e
  • Alternativa para fazer expedição de produtos dentro da própria loja virtual, dentre outros.

O Woocomerce é sem dúvidas uma das melhores opções para quem deseja praticidade e economia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *